Fanatismo Religioso: ter cultura � pecado?

Esse espa�o foi criado para que seja discutido um problema s�rio ocasionado por fan�ticos religiosos e religi�es/seitas fundamentalistas, que s� aceitam a cultura permitida por sua cren�a, ca�ando e tolhendo toda manifesta��o cultural “mundana”.

Veja alguns relatos obtidos no yahoo respostas, sobre as posturas de boa parte dos evang�licos neo-pentecostais sobre a cultura “secular”:

Evang�licos: ter cultura � pecado?
AUTOR: �GUIA – Yahoo Respostas

Em primeiro lugar, me desculpem se a pergunta pareceu ofensiva, n�o foi minha inten��o. Tamb�m n�o estou generalizando, sei que existem evang�licos fora desse estere�tipo.
Mas � o que eu tenho visto por a�… evang�licos que se fecham em sua “concha crist�” e n�o absorvem cultura do “mundo externo”.
“M�sica? Apenas cantores evang�licos e hinos que louvem a Deus;
Livros? S� leio a b�blia, ela � minha refer�ncia hist�rica e cient�fica (apesar das contradi��es);
Amigos? S� os que frequentam minha igreja. �s vezes converso com ateus, esp�ritas, umbandistas e etc. (n�o para tentar entend�-los, e sim para tentar convert�-los. Afinal, sei que s� minha religi�o professa a verdade);
Internet? Muito �til para pregar a palavra do Senhor, mas fico indgnado em ver quantas pessoas est�o sendo usadas como ferramenta do diabo…”

Enfim, a quest�o �… � pecado ter cultura? � pecado procurar opini�es diferentes da sua? � pecado questionar a “verdade absoluta” que sua igreja prega?

Detalhes Adicionais
@ rohi, n�o estou criticando a cultura evang�lica nem me baseando na imagem do evang�lico que a m�dia mostra. S� comentei o que tenho visto por a�… onde eu moro, boa parte da popula��o � evang�lica. Mais uma vez, me desculpe se a pergunta pareceu ofensiva.


Melhor resposta – Escolhida pelo autor da pergunta
AUTOR: �GUIA
Sou evang�lico, mas admito: parece haver no meio religioso, uma avers�o a qualquer tipo de novos conhecimentos ou cultura. Acho que essa atitude revela a nossa inseguran�a.
Um verdadeiro crist�o deveria ser livre para apreciar o belo, o digno, a arte, a diversidade, a relatividade, o her�i, o santo, o g�nio e, principalmente; saber ouvir a opini�o do outro, sensibilizando-se com os seus problemas e limita��es. Sei que parece utopia, mas � assim que eu penso.



Voc� conhece a cultura evang�lica?
AUTOR: Rohi

Em primeiro lugar � necess�rio desmistificar o perfil do evang�lico televisivo (aquele apresentado pelos programas evang�licos e criticado pelos inimigos do evangelho); existem milhares de grupos evang�licos no Brasil e no mundo, cada um com suas peculiaridades; o que ent�o nos identifica a todos como evang�licos?
Acreditamos em Deus, acreditamos na B�blia como Palavra de Deus; pregamos as boas novas do EVANGELHO de Cristo, crendo em sua morte e ressurrei��o para nos perdoar os pecados e nos dar nova vida; nos reunimos como igreja (n�o na igreja, mas como igreja), para adorar � Deus, e nos ajudarmos mutuamente a crescer; Fora da igreja nosso papel � pregar o evangelho (boas novas de salva��o) e servir �s pessoas que necessitam, e viver uma vida exemplar. (Nem todos fazem assim, mas este � nosso papel)

Nossa riqueza cultural

Nenhum outro grupo tem uma diversidade cultural t�o diversa como os evang�licos.
Nossas m�sicas v�o desde o cl�ssico ao mais popular; nossa arte,nossa literatura, nossos cultos refletem as mais diversificadas express�es art�sticas e culturais, influenciando, inclusive a cultura local.

Assim sendo, nosso “mundinho” acaba sendo muito mais amplo em suas possibilidades, do que a maioria (se n�o todos) dos mundos culturais

Quanto ao nosso aparente exclusivismo, voc� j� viu roqueiro em festa punk? Isto n�o seria muito comum; assim tamb�m alguns eventos culturais, entram em conflito com a cultura evang�lica; � o caso de m�sicas que exaltam a prostitui��o, ou o ocultismo etc.

Logicamente h� muitas express�es culturais que em nada s�o conflitantes com a nossa, e existem as express�es que s�o conflitantes com alguns grupos evang�licos.

@ julguei muito oportuna sua pergunta, pois expressa a d�vida de muitos, sendo uma grande oportunidade para esclarecer a quest�o; espero ter contribuido para isto.
ab�s



AUTOR: Jhon
N�o � pecado n�o! Basta analisar a palavra de Deus…

“E Mois�s era instru�do em toda a sabedoria dos eg�pcios”

Muitas coisas dos eg�pcios eram contra a vontade de Deus, mas ainda assim Mois�s se instruiu da sabedoria deles

Os eg�pcios achavam que o mundo ficava nas cosas de 2 elefantes, muito grandes, que ficavam em uma tartaruga muito, muito grande, que ficava em cima de uma cobre muito, muito, muito grande, e por a� vai… Sendo que Deus, muito, muito tempo a frente do tempo do livro de J� falou que o mundo estava suspenso sobre nada!


AUTORA: D�bora

evang�licos que se fecham em sua “concha crist�” e n�o absorvem cultura do “mundo externo”.

Sim, isso acontece.
E � uma perda de tempo.

“M�sica? Apenas cantores evang�licos e hinos que louvem a Deus;

Olha, quando o crente de cora��o ouve uma musica mundana que tem uma letra legal, n�o existe motivos para n�o aprovar… mas de verdade… existe cada porcaria de musicas por ai. Uma coisa � certa as musicas que louvem a Deus sempre s�o boas!

Livros? S� leio a b�blia, ela � minha refer�ncia hist�rica e cient�fica (apesar das contradi��es);

Sem d�vidas, a b�blia � O LIVRO!
� a palavra de DEUS!

Querer estar informado n�o � pecado nenhum meu bem…

mas a b�blia, � a palavra de Deus pra voc�, um crist�o precisa desse alimento!

Amigos? S� os que frequentam minha igreja…

AFFFF… que igreja?
A igreja � o povo de Deus
olha s� os tantos amigos que voc� tem e nem sabe!
N�o se prenda em igreja querido, Deus quer a comunh�o com os irm�os, e pede que andemos com pessoas espirituais… assim ent�o vamos fazer!

A internet � �tima pra voc� come�ar a falar mais o nome do Senhor virtualmente
� uma forma de fazer a obra, ela ajuda muito nesse sentido.
Mas, sabemos, que � util para muitas outras situa��es.



AUTOR: Blood Mary

N � pecado buscar respostas diferentes das q a religi�o nos mostra n�o!
pecaduh � ignorar as coisas boas q as pessoas fazem por a�

Veja,nesses dias no almo�o eu contei q andava bastant interessava pela religi�o zen budista
eu acho mto tri td aquele lance d desapego de td direcionado a verdade direta das coisas

tava lendo alguns contos s�o t�o bons d ler,n ultrapassam 10 linhas…
minha m�e achou um absurdo ,eu n mi importo mto com isso,sei q tem em sampa col�gios de zen budismo,nem q seja bem mais tardee tipo dpois dos 40 pra eu praticar assim dpois d 20anos mi esfor�ando eu me tornarei uma velhaca s�bia i n�o uma velha rabugenta (o q com base em auto observa��es/eu tenhu td pra mi tornar alguem rabugenta ,inda mais com a idadee/jah acho td uma droga/o fato de q daqui um pouco vo ter 16 e ainda n escrevi nenhum livro,nem conto,nem fic,nem fiz uma historia em quadrinhos sendo q sei desenhar/pior nem sei escrever bem/apesar d q a profe d historia diz q meus questionamentos s�o bons e q minhas reda��es se destacam da salaa…t� disculpe disviei novament/melhor eu dar um game over nessa resposta tah ficando mto longa/respostas longas s�o chtas na maioria/ach q essa tah sendo…)

Eu sou cat�lica 😀 t�,eu sei um pouco sobre essa religi�o
tinha uma colega q era evang�lica,aconteceu uma coisa mto putzs certa vezi
eu imprestei um fanzine q falava sobre vamp pq a gnt ia jogar o rpg vamp a mascara
i naturalment falava sobre o cenario gothico carregado d poesias melancolicas e td mais
a mame dela discubriu o fanzine e ficou uma arara com ela…teve uma super conversa com a guria
parece q a maneira como a mame dela tratou o assunto foi mto mais serio do que a ultima conversa q elas tiveram q era algo realment serio (foi informe d mort d uma pessoa q ela tinha apego)

Encerrando, � pecado no miolo dessas pessoas




AUTOR: Maru do Povo de Deus

Muito boa a sua coloca��o. De tanto medo de se contaminar com o que n�o � da religi�o deles, acabaram ignorando tudo de bom, de belo, de cient�fico, de inteligente que se fez nessas �ltimas d�cadas, quando o neo-pentecostalismo cresceu no Brasil. N�o acredito que seja o mesmo com as outras cren�as evang�licas no mundo.� mistura de obscurantismo com o nosso provincianismo e a falta de instru��o generalizada.





AUTOR: Alima

Paz e Gra�a a todos!!!
“Tudo posso, mas nem tudo me conv�m;
Tudo posso, mas nem tudo me � l�cito;
Tudo posso, mas nem tudo me edifica.”

Ser evang�lico, n�o � se abster da cultura, eu sou evang�lica, mas antes de ser evang�lica, gostava das coisas do mundo, e posso lhe dizer que hoje sou muito mais feliz, muito mais completa com o que � de Cristo, pois o preenchimento que Cristo me traz n�o � do corpo, � do espirito.E se rejeitar o que n�o agrada a Cristo � ser sem cultura, que seja ent�o!!!
Mas digo � vc, li mts livros desde Gabriel Garcia Marquez � Dostoyesvisk, s�o todos muito bons, mas a verdade absuluta, o que me edifica est� na Biblia.

Ouvi mtas m�sicas, desde Uriah Heep, at� Zeca Pagodinho, mas o que me edifica s�o os louvores � Cristo.

Amigos, guardo todos dentro do meu cora��o, quero sim que eles conhe�am a Palavra de Deus, para que sejam salvos, se libertem e vivam feliz com Cristo Jesus.
Fonte(s):
Eu mesma!!!




AUTOR: Ivone

Ningu�m � autossuficiente. Ningu�m se basta. Ningu�m se nutre somente de si mesmo.Nem a religi�o!
� preciso da presen�a do outro para interagir, para viver a vida, para evoluir, para aprender.
A cultura alarga as id�ias, traz luz ao pensamento.
A diversidade humana, pol�tica, cultural e religiosa existe para ser entendida, mesmo que haja discord�ncia.




AUTOR: kao kabeci il�

Bastante oportuna a sua coloca��o.

J� h� comprova��o hist�rica de que o sistema de castas n�o propicia a evolu��o e ademais, verdades absolutas limitam todo e qualquer Universo.




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: