Medita��o para Iniciantes – Tire o Estresse de sua vida!

Por Izilda Bezzera

No oriente, meditar � algo bem diferente. � entrar num estado de consci�ncia onde se torna mais f�cil compreender a si mesmo. Nisargadatta Maharaj, um mestre indiano, nos explica com simplicidade no seu livro I am That: “N�s conhecemos o mundo exterior de sensa��es e a��es mas, do nosso mundo interior de pensamentos e sentimentos, n�s conhecemos muito pouco. O objetivo prim�rio da medita��o � que nos tornemos conscientes e que nos familiarizemos com a nossa vida interior. O objetivo final � alcan�ar a fonte da vida e da consci�ncia.”

Assim, atrav�s da medita��o vamos prestar aten��o e descobrir como funcionamos. Como agimos em determinadas situa��es, porque respondemos uma coisa quando gostar�amos de dizer outra, porque fugimos daquilo que mais queremos, porque vivemos mergulhados na ansiedade, na depress�o e no cansa�o quando queremos apenas a tranq�ilidade.

Grande parte dessa confus�o � criada pela mente. Podemos dizer que ela � o instrumento de nossa consci�ncia e cont�m a somat�ria de nossos condicionamentos, padr�es de pensamento, nossa mem�ria e nosso lado racional. A mente � como um lago agitado. Ao ver a lua refletida nesse lago turbulento poder�amos supor que a pr�pria lua � algo disforme e agitado, mas estar�amos totalmente enganados. Da mesma forma, quando olhamos para o reflexo do nosso Eu-Superior no lago inquieto de nossa mente, n�o conseguimos perceber sua verdadeira natureza. Meditar nada mais � do que aquietar os turbilh�es dos pensamentos, serenar a mente para que possamos reconhecer com clareza nossa ess�ncia. Durante esse processo de aquietar a mente nos damos conta de nossos padr�es de pensamento e de a��o e, assim, podemos transform�-los.

Dicas para a Pr�tica

A pr�tica da medita��o, embora simples, requer bastante disciplina e regularidade. Abaixo est�o algumas dicas de como iniciar sua pr�tica de medita��o.

Escolha um lugar sereno onde voc� possa sentar-se de maneira confort�vel e com a coluna ereta. Pode ser numa cadeira ou no ch�o com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas eretas. Use roupas que n�o apertem nem incomodem.

Acender um incenso ou colocar uma m�sica bem suave pode ajudar a criar um clima de tranq�ilidade no in�cio. Depois de algum tempo, pode ser que voc� prefira dispens�-los.

Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Voc� se sentir� frustrado por n�o conseguir se concentrar e desanimar� de sua pr�tica di�ria. Um bom hor�rio para meditar � pela manh�, quando estamos mais tranq�ilos e descansados. Por�m, isso tamb�m � individualiz�vel. Se voc� sentir que consegue melhores resultados � noite, escolha esse hor�rio.

Comece com dez minutos di�rios. Coloque um rel�gio para despertar ap�s esse tempo, assim sua mente n�o poder� sabot�-lo fazendo-o acreditar que j� se passaram muito mais que dez minutos.
N�o se mova durante esse tempo. O corpo � como um pote e a mente � a �gua dentro dele. Mover o recipiente faz com que a �gua tamb�m se mova e, lembre-se, o que voc� quer � que sua mente permane�a quieta e im�vel.

A aten��o deve estar voltada para o objeto da medita��o (a respira��o, um s�mbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esfor�os. Caso voc� disperse, reconduza sua aten��o suavemente ao objeto escolhido.

Qualquer coisa que aconte�a estar� bem. Se houver um monte de pensamentos desfilando pela sua cabe�a, se voc� tiver vontade de chorar ou de rir, se voc� achar que nunca vai conseguir se concentrar, tudo bem. Apenas continue sentado e, sempre que poss�vel, volte a sua aten��o para o objeto sobre o qual est� meditando.

Exerc�cios de Medita��o

Um dos exerc�cios mais simples � observar a respira��o. Sinta o ar entrando e sa�ndo pelas narinas. Acompanhe seu caminho por todo o corpo. Repare nos movimentos da barriga, do peito. Veja se h� movimentos ou sensa��es na pelve, pernas, cabe�a, etc. Esteja com o ar o tempo todo.

Quando estiver em contato com a natureza, sente-se diante de uma paisagem e observe-a. Ou�a os sons, veja as cores, sinta os aromas mas n�o fique dando nome �s coisas ou analisando-as: “esse cheiro deve ser daquela flor”, “como � bonita a forma daquela montanha”, “o som desses passarinhos me deixa t�o relaxado…”. Apenas ou�a, veja e sinta sem criar frases na sua mente, sem ficar tagarelando internamente.

Sente-se diante de uma janela e deixe que a claridade invada seu corpo. Sinta a luz penetrando pelo alto de sua cabe�a e flu�ndo por todo o corpo. Mantenha sua aten��o nesse fluxo.

Repita o mantra OM durante todo o tempo da sua medita��o. Mantras s�o sons que trazem uma determinada qualidade de energia para quem os vocaliza. O mantra OM � um dos mais antigos do hindu�smo e sua qualidade � o equil�brio e a serenidade. Ele nos traz energia e ajuda a clarear a mente.

Olhe atentamente para um s�mbolo ou um objeto que lhe chame a aten��o naturalmente. Pode ser um desenho, uma estatueta, um yantra (diagramas c�smicos do hindu�smo), etc. No Yoga, usamos o simbolo do OM para meditar (veja o desenho ao lado). Olhe para esse s�mbolo e envolva-se com ele. Observe-o atentamente at� que voc� possa mant�-lo com clareza na sua mente, mesmo de olhos fechados.

Sente-se em sil�ncio e preste aten��o a cada som que surgir ao seu redor. Ou�a tudo ao mesmo tempo. N�o se detenha em nenhum deles. Nenhum � mais importante do que os outros, nenhum � melhor ou mais agrad�vel. N�o julgue, apenas ou�a. Evite relacion�-los com os objetos ou seres que os produzem. Permita-se ouvir o som puro e perceber sua qualidade intr�nseca.

Voc� pode meditar com as cores tamb�m. Pergunte ao seu corpo de qual cor ele necessita para estar em harmonia. Aceite qualquer cor que lhe venha � mente. Imagine um grande jorro de luz dessa cor fluindo sobre voc� ou mergulhe num oceano tingido com a cor escolhida. N�o se preocupe em “ver” a cor, voc� pode apenas sent�-la com seus sentidos interiores.

Observe seus pensamentos e tente perceber o espa�o que existe entre um e outro. Mesmo numa mente completamente confusa, os pensamentos surgem e desaparecem deixando um breve espa�o entre si. Descubra esse espa�o, nem que seja apenas um segundo. Observe-o e voc� vai perceber que ele come�ar� a se ampliar. Ao penetrar nesse espa�o em branco, voc� estar� al�m da mente.

Fonte: Portal Alpha

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