Encontro para a Nova Consciência: A Grande Celebração Brasileira da Diversidade!

· Uncategorized

Encontro para a Nova Consciência
A Grande Celebração Brasileira  da Diversidade!

Por Ricardo Kelmer

           Sexta-feira de carnaval, oito da noite. Você está no meio de um empurra-empurra desgraçado, tentando entrar… Num clube? Que nada, num teatro. Você faz parte de uma multidão que deseja assistir à palestra da física Rose Marie Muraro, editora da Record, sobre “A crise civilizatória do final de milênio”. À entrada do teatro distinguem-se dois grupos bem distintos: de um lado, barulhentos e divertidos Hare Krishna, com suas roupas coloridas e seus instrumentos exóticos, entoando aqueles mantras dançantes, e do outro lado evangélicos distribuindo panfletos que demostram por a+b que esse negócio de Nova Era é coisa do demo.             
            Boa sorte. Você é mais uma dessas tantas pessoas que atualmente estão indo à cidade de Campina Grande, em pleno carnaval, participar do Encontro para a Nova Consciência. Chegando atrasado desse jeito, você certamente verá a palestra da carismática Rose pelo telão do lado de fora, junto a centenas de outras pessoas.

Cheiro de incenso

            Este ano até mesmo a Prefeitura e o Governo do Estado da Paraíba, patrocinadores do evento junto à iniciativa privada, se surpreenderam com o fluxo de pessoas que se dirigiram a Campina Grande, a maioria de estados vizinhos, para participar deste evento que se realiza por lá desde 1992. Este ano, durante o VII Encontro, os hotéis lotaram e teve-se de instalar telão do lado de fora do teatro municipal (800 lugares). Para o ano que vem, fora outras novidades, já há planos de creche para as crianças enquanto os pais vão aos cursos e palestras. Chiquérrimo.
              Reunindo representantes de ciências, artes e tradições, de vários estados brasileiros e de outros países, para exporem suas idéias e experiências, o Encontro para a Nova Consciência objetiva discutir saídas para os problemas da humanidade deste tempo. Uma proposta holística por excelência mas que poderia esbarrar na intransigência típica do ser humano quando o assunto é discutir qual é, afinal, a verdade. A coordenação do evento sabia dos riscos que corria ao assumir o desafio de organizar um evento de tal caráter. Pior ainda se pensarmos que se trata de uma das regiões mais pobres do país e, veja só, em plenos dias de carnaval, numa cidade que fica a meio caminho dos batuques de Salvador, das ladeiras de Olinda e das praias do Ceará. O desafio, porém, parece que foi vencido. O Encontro de Campina Grande é hoje um dos mais importantes eventos do país onde se pode ter acesso a idéias de ponta e discutir problemas nacionais e mundiais com seriedade, junto a nomes qualificados das mais diversas áreas do conhecimento humano. Em pleno carnaval!
               O evento oferece palestras, debates, cursos e oficinas. Há também a indefectível feirinha esotérica, com livros e artesanato. Escritores autografam suas obras e há passeios turísticos à disposição. Na sua primeira edição, o Encontro ainda exalava um cheiro danado de incenso por toda parte. Hoje, sete anos depois, ainda se vende muito incenso à entrada do teatro municipal, é claro, mas aquele caráter esotérico do começo evaporou-se em meio às transformações que o evento sofreu ao longo dos anos. Aos poucos ele foi priorizando assuntos mais urgentes tais como a questão indígena, ecologia, prostituição, aids e os conflitos étnico-religiosos.
                Mas os esotéricos que não se desapontem. Apesar das mudanças, ainda se pode assistir uma palestra sobre terapia de vidas passadas ou ufologia mística, afinal acontecem 20 (eu disse vinte) eventos paralelos ao evento central e que vão desde o Movimento de Integração Espírita ao Encontro de Filosofia Univérsica. Porém, o que se percebe é que o Encontro parece seguir uma tendência mundial de abrangência da visão dos problemas atuais. Os fãs do comandante intergalático Asthar que me perdoem mas, convenhamos, é mais urgente discutirmos a preservação de culturas em perigo de extinção do que qual a melhor cidade para aguardarmos o resgate pelas naves extraterrestres.

Ateus também são filhos de Deus

             Mas que ninguém pense que só rola aquela caretice quando o assunto é Nova Era. Que nada. A cabeça dessas pessoas está longe da normalidade padrão. As idéias que elas trazem parecem às vezes saídas de uma roda de malucos chapados. Nos bares e hotéis, depois das palestras, a cerveja, a música e a alegria rolam soltos. E um namorinho também, né, que a nova consciência não é de ferro.
             Um dos eventos mais concorridos deste ano foi o Encontro de Profissionais do Sexo. Imagine a cena: numa mesa redonda estão uma prostituta estabanada, um travesti engraçadíssimo, um pastor presbiteriano superpopular, Rose Marie Muraro com sua metralhadora giratória e a educadora Íris Boff, irmã do Boff teólogo. Esta última, por sinal, ao ser perguntada se também era teóloga, foi logo escancarando: “Não, sou teo-erótica.” E, para o seu governo, levantou o vestido e dançou a dança da deusa em pleno palco. Coisa do demo, diriam os evangélicos radicais. Tem mais: como onde tem fumaça tem fogo, para o ano que vem está agendado Fernando Gabeira. E a outra novidade, para firmar o compromisso da nova consciência com a liberdade de pensamento, será o I Encontro dos Ateus. Isso mesmo, dos ateus. Esse certamente nem Deus perderá.
              Durante o evento pode-se conferir palestras sobre Florais de Bach, Massagem Shiatzu e Biodança. Ou, se você tiver um gosto mais socio-antropológico, palestras sobre “A cosmovisão indígena”, ONG’s ou sobre o Santo Daime. Gosta de mitologia? Há algo sobre a lenda dos Orixás e sobre o mito do final dos tempos. Gosta de Medicina? Há algo sobre a nova consciência em saúde. Mas vamos supor que goste de Literatura: pode assistir “O conceito de Deus na ficção científica” ou “Riquezas da literatura árabe”. Há também no cardápio Física Quântica, Psicologia, Comunicação, Ecologia e Urbanismo. Astrologia e Ufologia Científica também. E o que dizer do Encontro Mundial de Ex-Ufólogos? Só no Nordeste mesmo.
              Antes restrito ao círculo da comunicação alternativa, o Encontro de Campina Grande já chama a atenção dos grandes órgãos de imprensa e também de entidades estrangeiras – o que o transforma numa espécie de referência brasileira da cultura emergente do terceiro milênio. Uma dezena de teses acadêmicas, vindas de várias universidades, já se debruçaram sobre o evento. E quem já passou por lá? Bem, todo ano dezenas de conferencistas dão sua parcela de contribuição à formação de uma visão mais abrangente de nossa realidade atual. Entre os mais conhecidos poderiam ser citados Leonardo Boff, Pierre Weil, Rose Marie Muraro, Marcos Terena e Paulo Coelho. Representando a Índia, sempre comparece o divertido físico indiano Harbans Lal Arora que já cativou o público com sua fusão nuclear de música com física quântica. De Goiás vai um monge beneditino chamado Marcelo Barros que escreve romances e se diz filho de santo. Santa heresia, Batman. De São Paulo aterrisa o jornalista Luís Pellegrini, ele e suas tantas viagens pelo mundo e pelas fascinantes diferenças culturais da humanidade.
                Diálogo e respeito ao diferente. É exatamente esse o clima holístico que tanto contagia o público: a celebração das diferenças e do fio de unicidade que as une a todas. O Encontro de Campina Grande termina numa grande festa, muita música e alegria. E a certeza de que é possível sim convivermos todos em paz e harmonia, apesar de tantas diferenças. Aliás, viva a diversidade!

                Ricardo Kelmer participa do Encontro para a Nova Consciência desde 1996 e é autor dos livros:
                “Quem apagou a luz?” , “O irresistível charme da insanidade” e “Guia prático de sobrevivência para o final dos tempos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Forró de plástico
  2. Forró
  3. O Forró e o Plástico
  4. Um papo sobre forrós de plástico, cultura e pseudo-intelectuais
  5. Forró de Plástico. Lixo Made in Nordeste
  6. João Gonçalves
  7. Biliu de Campina
  8. Marinês
  9. The Beatles
  10. Luiz Gonzaga
  11. O Maior São João do Mundo
  12. Jabá
  13. 100 Maiores Músicas Brasileiras
  14. Direitos humanos
  15. Declaração Universal dos Direitos Humanos
  16. John Lennon
  17. Cultura de paz
  18. Aung San Suu Kyi
  19. Chico Xavier
  20. Harvey Milk
  21. Mahatma Gandhi
  22. Zilda Arns
  23. Madre Teresa de Calcutá
  24. Chico Mendes
  25. Nelson Mandela
  26. Margarida Maria Alves
  27. Dorothy Stang
  28. Dalai Lama
  29. The U.S. vs. John Lennon
  30. Paz
  31. Nobel da Paz
  32. A música dos valores perdidos – “TEM RAPARIGA AÍ?”
  33. Portal: Campina Grande
  34. Campina Grande
  35. O Maior São João do Mundo
  36. Carnaval
  37. 20° Encontro da Nova Consciência – PROGRAMAÇÃO COMPLETA 2011
  38. Saravá, Dom Pelé! – 19° Encontro da Nova Consciência
  39. Sala de imprensa – 20° Encontro da Nova Consciência (2011)
  40. Como Chegar ao Encontro da Nova Consciência – MAPA DA CIDADE
  41. Festival de Inverno de Campina Grande
  42. SESC Paraíba
  43. Encontro da Nova Consciência – Exemplo Maior de Amor, Tolerância, Fraternidade, Sabedoria e Democracia
  44. Museu de Luiz Gonzaga
  45. Teatro Municipal Severino Cabral
  46. A Nova Era e a Nova Ordem Mundial – no Fantástico!
  47. Encontro Para a Nova Consciência – Exemplo Maior de Amor, Tolerância, Fraternidade, Sabedoria e Democracia
  48. História de Campina Grande
  49. O Encontro da Consciência Cristã é mesmo exemplo de uma Consciência Cristã?
  50. Evangélicos em Crise: Escândalos na igreja institucional
  51. Estado laico – por Leonardo Boff
  52. Mentes Brilhantes em busca da Nova Consciência
  53. Qual é a idéia mais perigosa na religião?
  54. “Cuidado com os burros motivados” – Roberto Shinyashiki
  55. Pela Paz no Tibet
  56. O Evangelho Segundo São Dawkins
  57. PARE DE USAR SACOS PLÁSTICOS! Salve a Natureza!
  58. A Ciência e a Fé
  59. Cartografia da saudade
  60. Ciência, fé e credulidade excessiva
  61. Nehemias Marien – Carta de Eglé Marien (vídeo)
  62. O semeador de Idéias – Fritjof Capra
  63. CAMPINA GRANDE NÃO PODE SER UMA NOVA SALEM
  64. ESCOLHENDO O FUTURO (Edmundo Gaudêncio)
  65. Encontro para a Nova Consciência: A Grande Celebração Brasileira da Diversidade!
  66. A verdadeira jihad – E o XV Encontro da Nova Consciência
  67. O que é holístico?
  68. O Cristianismo e a Nova Consciência
  69. CONTATOS e COMO ACHAR O EVENTO
  70. PATROCINE o Encontro da Nova Consciência
  71. Canal de Vídeos – Encontro da Nova Consciência
  72. NOVA CONSCIÊNCIA – CURSOS, VIVÊNCIAS e OFICINAS (2011)
  73. O que é o Encontro da Nova Consciência?
  74. ABUSOS de alguns líderes EVANGÉLICOS – Revista Época
  75. A Lua, O Papa, O Diabo e uma Nova Consciência
  76. Ser Gay é UM DIREITO e não uma opção! – Seja a favor do PLC 122/2006
  77. Lavagem Cerebral – Saiba como funciona e mantenha-se à salvo
  78. Criacionismo X Charles Darwin (Evolução) – Crer é igual a ver?
  79. “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA” – Uma análise das representações sociais que os evangélicos fazem sobre os adeptos da Nova Era.
  80. Freedom From Religion Foundation – pela separação entre a Igreja e o Estado
  81. Anticalvinismo brasileiro: A expansão negativa da Teologia da Prosperidade
  82. O Conflito da Paz: A disputa de Saberes e Poderes no Encontro da Nova Consciencia
  83. DEMONIZAÇÃO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
  84. Manifesto de uma nova consciência (Blog Consciência Eferverscente)
  85. Severn Suzuki – Eco 92. O discurso que calou o mundo (vídeo)
  86. Dois pensamentos que não creem na existência de Deus
  87. Processos de Reciclagem de plásticos – Reciclar é viver!
  88. John Lennon e a Cultura de Paz
  89. Quanto custa salvar a natureza ? (Revista Planeta)
  90. Fundamentalismo Cristão
  91. Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e Dalai Lama
  92. O Cristianismo e a Nova Consciência – Marcelo Barros
  93. As Falácias da Reversão Sexual – HOMOFOBIA
  94. A Biblioteca de Alexandria – Carl Sagan
  95. A EDUCAÇÃO HOLÍSTICA PARA A PAZ – Pierre Weil
  96. Serenões: Consciências Superevoluídas
  97. Revista Almanaque Brasil valoriza o Encontro da Nova Consciência
  98. Homofobia – Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; abominação é. (Levítico 18.22)
  99. Nova Iorque recordou John Lennon juntando centenas de pessoas no Central Park
  100. Polêmica – “Não acreditar em Deus é um atalho para a felicidade”
  101. A Terra em Miniatura (The Miniature Earth)
  102. Frei Beto: A Bíblia e os gays – Líder católico defende PLC 122
  103. Professora Amanda Gurgel silencia secretária da Educação e deputados
  104. Brasil sobe nove posições e ultrapassa EUA em ranking global da paz
  105. Pelo fim dos preconceitos no Brasil – Carlos Ayres Britto
  106. Mentes Brilhantes em busca da Nova Consciência
  107. A importância do Estado Laico na garantia dos direitos fundamentais de minorias
  108. Encontro para a Nova Consciência: A Grande Celebração Brasileira da Diversidade!
  109. Lista dos Ilustres Palestrantes da Paz – Nova Consciência
  110. A verdadeira jihad – E o XV Encontro da Nova Consciência
  111. Salve o bloco da nova conciência – Fogo Intolerante
  112. ENTREVISTA COM NEHEMIAS MARIEN: O PASTOR QUE ACEITA O ESPIRITISMO
  113. Encontro da Nova Consciência
%d blogueiros gostam disto: