Nehemias Marien – Carta de Eglé Marien (vídeo)

Citation
, XML
Autores

VÍDEO – http://www.youtube.com/watch?v=e2Mkd3yj-Pw

Homenagem ao Pastor Nehemias Marien, exibida na abertura do 16° Encontro da Nova Consciência. Ele foi para o céu, mas acredita-se que ainda hoje ele trabalhe em prol do Macroecumenismo e do diálogo interreligioso.

Direção e Edição:
Rômulo Azevedo
Rodrigo Lima Nunes

Revista Ultimato – Carta de Eglé Marien

Rio de Janeiro, 5 de abril de 2005
Direito de Resposta

Venho através desta requerer do diretor da revista Ultimato — edição de nº 293 (março-abril 2005), o direito de resposta referente ao artigo publicado às páginas 20-25, intitulado “Campina Grande está aberta a todos os deuses, até mesmo ao “Deus Desconhecido”.

Ao Sr. Elben Lenz César

Até quando durará sua perseguição ao meu esposo Nehemias Marien? A minha oração é constante do Salmo 59, e espero que Deus ouça nosso clamor de família perseguida e faça nossa a declaração em Salmo 63, v. 9.

Você não conhece o Nehemias pessoalmente ou talvez seu contato com ele tenha sido extremamente superficial com aquele “sorriso de lagarto”, como alguns “crentes” costumam fazer nas portas das Igrejas, de fingimento e hipocrisia dizendo “Jesus te ama e eu também”.

Ele concluiu o Seminário Presbiteriano de Campinas. Ele é o que aprendeu lá! Preciso mencionar o nome dos professores? Nunca negou sua fé em Jesus Cristo e é fiel seguidor dos Seus ensinamentos. Mais do que Pastor Presbiteriano, é conhecido publicamente como Pastor da Bíblia, graças a seu profundo conhecimento e vivência bíblica.

Lê-se no seu texto que ele “trocou a confissão de fé evangélica reformada pela confissão de fé espírita”, citando uma referência da própria revista (existe verdade fora dela?), ou seja, o acusador se faz também de testemunha. Isso ofende a inteligência do leitor e justifica a baixa credibilidade dos artigos. Ao invés da auto-adoração explícita, bastaria que você mencionasse a admiração e respeito do Pastor Nehemias pelo espiritismo, que é pública e notória, para alcançar seu objetivo inquisidor, resguardando-se de mentir. Dizer tantas outras barbaridades a respeito dele é um sintoma de que você não o conhece. Baseia-se, provavelmente, em publicações medíocres como a sua, que usam o nome do Pastor Nehemias meramente como chamariz para lucrar e livrar-se do encalhe. Concordo, entretanto, quando diz que “hoje ele é Pastor de um pequeno concílio…”, apesar de, a essa altura do campeonato, enxergar aí, uma discriminação maldosa contra Igrejas pequenas. Vindo de você seria perfeitamente possível essa confusão entre quantidade e qualidade.

Estive com meu marido nesse XIV Encontro para a Nova Consciência — Por uma Cultura de Paz na Construção de um Novo Mundo. O objetivo não é converter ninguém a ninguém! É um encontro de pessoas diferentes que caminham na mesma direção. Em diferentes roupas e crenças, o mesmo ser humano, corajosamente capaz de viver em harmonia e paz. Ninguém vai para proselitismo. Existe liberdade de expressão, existe o amor e o respeito ao próximo, filhos do mesmo Deus. Conforme escreve o Pastor Nehemias em seu livro “Jesus, a Luz da Nova Era”, “A cada instante a providência divina estabelece o berço do seu primogênito nos lugares mais estranhos da terra. Não só entre bois e vacas, camelos e jumentos, ovelhas e cabras. Mas haverá neste mundo lugar mais estranho que o estábulo do coração?” Tudo isso deve parecer estranho a você.

Percebo que não ouviu os pronunciamentos dele na abertura do encontro. Está reproduzindo o que “ouviu dizer”! Certamente você estava ocupado com o “Mineiro”. Esse Mineiro do seu texto por acaso é você mesmo? Valha-me Deus, distribuindo folhetos e aproveitando para espionar libidinosamente as barrigas das meninas Hare Krishna? Ou seria um espião seu? Aliás, sua revista deveria mudar de nome, fica a sugestão: “Espionagem”, “Ardil 22” ou quem sabe “O Perseguidor de Nehemias”… Favor escrever pelo menos o nome dele certo. Nehemias, e não Neemias sem “h”.

Já percebeu que o que tem caracterizado a vivência das sociedades humanas no princípio do século XXI é a onda das paixões no seio dos povos e religiões, gerando guerras, violência, conflitos, crimes, vícios de toda ordem, insensibilidade diante das necessidades alheias. Miséria física e moral. Sr. Elben, veja aí quanta sugestão para mudar seu realejo e melhorar sua revistinha. Mude o tema. Deixe o Pastor Nehemias em paz. Incomoda tanto ele se dizer presbiteriano? Qual o problema, Sr. Elben, já que temos 10 vertentes do presbiterianismo?! Uma a mais ou uma a menos incomoda tanto?

Vamos unir nossas forças Sr. Elben. Nehemias Marien é a-l-i-a-d-o, entendeu? Você está fazendo o papel da artilharia que erra o alvo e dizima a infantaria do próprio exército, o chamado “fogo amigo”! O grupo criado para combater a Nova Consciência não teve sequer criatividade, usando o mesmo título para seu encontro. A propósito, mais uma sugestão: aproveitar a expressão “Mistura Bizarra Cristã” para esse grupo da Nova Consciência Cristã da Paraíba, já que batistas, presbiterianos, assembleianos, etc., etc., nunca se entenderam bem. Quem sabe se fazendo essa mistura sairia algo aproveitável? Todas as denominações são convidadas a participar do movimento da Nova Consciência para falar ou pregar, como desejarem. Ficar distribuindo folheto na porta do Teatro, não converteu ninguém. Fiquei com pena dos folheteiros lá. Não é por aí, sabe? O caminho é outro. Venham participar também e trazer suas mensagens com liberdade, sem censura! Somos de paz e queremos paz. Trabalhamos pela paz.

Na mesma liberdade que você usou colocando o nome do Nehemias entre aspas, permita-me chamá-lo de “Elben Hatzinger Lenz César”. Fora da tua igreja ninguém se salva. É muita presunção, não é mesmo?

Concluindo, a distinção entre a sua opinião e a do Joseph Hatzinger, que é a do segundo faz diferença!

Por favor, respeite nosso direito de resposta, que é assegurado por lei, e publique na íntegra meu clamor, para que todos que pensem como você entendam o sofrimento de todos nós, filhos, netos, esposa, amigos e membros de nossa comunidade, que se surpreendem ao ver um cristianismo tão distante do Cristo das Escrituras, vivido por pessoas que se dizem “crentes”! (Crentes em quê?).

Eglé Marien

Comentários no site da Revista Ultimato:

Depois de ler a carta de Eglé Marien na edição de maio/junho [on-line], vejo que Ultimato tem leitores de todos os tipos e credos. Gosto da revista e de seu sabor picante e controverso. Definitivamente não se pode agradar a todos e também não podemos concordar com todos — essa é a essência da revista. Espero que nem Elben nem Ratzinger se sintam ofendidos.

Rev. Humberto Oliveira
Torino, Itália

O “Mineiro com cara de Matuto” disse que em Campina Grande sentiu-se como o apóstolo Paulo no Areópago. Entretanto, existe uma diferença: Paulo sempre respeitou [os outros] e nunca disse que era dono da verdade. Por isso justifica-se a carta da sra. Eglé Marien, chamando-o de Elben Ratzinger Lenz César. Isso é bom para os presbiterianos que se julgam donos da verdade aprenderem a respeitar os outros.

Frederico Cardoso
(presbiteriano não dono da verdade e respeitador)
São João da Boa Vista, SP

  1. Forró de plástico
  2. Forró
  3. O Forró e o Plástico
  4. Um papo sobre forrós de plástico, cultura e pseudo-intelectuais
  5. Forró de Plástico. Lixo Made in Nordeste
  6. João Gonçalves
  7. Biliu de Campina
  8. Marinês
  9. The Beatles
  10. Luiz Gonzaga
  11. O Maior São João do Mundo
  12. Jabá
  13. 100 Maiores Músicas Brasileiras
  14. Direitos humanos
  15. Declaração Universal dos Direitos Humanos
  16. John Lennon
  17. Cultura de paz
  18. Aung San Suu Kyi
  19. Chico Xavier
  20. Harvey Milk
  21. Mahatma Gandhi
  22. Zilda Arns
  23. Madre Teresa de Calcutá
  24. Chico Mendes
  25. Nelson Mandela
  26. Margarida Maria Alves
  27. Dorothy Stang
  28. Dalai Lama
  29. The U.S. vs. John Lennon
  30. Paz
  31. Nobel da Paz
  32. A música dos valores perdidos – “TEM RAPARIGA AÍ?”
  33. Portal: Campina Grande
  34. Campina Grande
  35. O Maior São João do Mundo
  36. Carnaval
  37. 20° Encontro da Nova Consciência – PROGRAMAÇÃO COMPLETA 2011
  38. Saravá, Dom Pelé! – 19° Encontro da Nova Consciência
  39. Sala de imprensa – 20° Encontro da Nova Consciência (2011)
  40. Como Chegar ao Encontro da Nova Consciência – MAPA DA CIDADE
  41. Festival de Inverno de Campina Grande
  42. SESC Paraíba
  43. Encontro da Nova Consciência – Exemplo Maior de Amor, Tolerância, Fraternidade, Sabedoria e Democracia
  44. Museu de Luiz Gonzaga
  45. Teatro Municipal Severino Cabral
  46. A Nova Era e a Nova Ordem Mundial – no Fantástico!
  47. Encontro Para a Nova Consciência – Exemplo Maior de Amor, Tolerância, Fraternidade, Sabedoria e Democracia
  48. História de Campina Grande
  49. O Encontro da Consciência Cristã é mesmo exemplo de uma Consciência Cristã?
  50. Evangélicos em Crise: Escândalos na igreja institucional
  51. Estado laico – por Leonardo Boff
  52. Mentes Brilhantes em busca da Nova Consciência
  53. Qual é a idéia mais perigosa na religião?
  54. “Cuidado com os burros motivados” – Roberto Shinyashiki
  55. Pela Paz no Tibet
  56. O Evangelho Segundo São Dawkins
  57. PARE DE USAR SACOS PLÁSTICOS! Salve a Natureza!
  58. A Ciência e a Fé
  59. Cartografia da saudade
  60. Ciência, fé e credulidade excessiva
  61. Nehemias Marien – Carta de Eglé Marien (vídeo)
  62. O semeador de Idéias – Fritjof Capra
  63. CAMPINA GRANDE NÃO PODE SER UMA NOVA SALEM
  64. ESCOLHENDO O FUTURO (Edmundo Gaudêncio)
  65. Encontro para a Nova Consciência: A Grande Celebração Brasileira da Diversidade!
  66. A verdadeira jihad – E o XV Encontro da Nova Consciência
  67. O que é holístico?
  68. O Cristianismo e a Nova Consciência
  69. CONTATOS e COMO ACHAR O EVENTO
  70. PATROCINE o Encontro da Nova Consciência
  71. Canal de Vídeos – Encontro da Nova Consciência
  72. NOVA CONSCIÊNCIA – CURSOS, VIVÊNCIAS e OFICINAS (2011)
  73. O que é o Encontro da Nova Consciência?
  74. ABUSOS de alguns líderes EVANGÉLICOS – Revista Época
  75. A Lua, O Papa, O Diabo e uma Nova Consciência
  76. Ser Gay é UM DIREITO e não uma opção! – Seja a favor do PLC 122/2006
  77. Lavagem Cerebral – Saiba como funciona e mantenha-se à salvo
  78. Criacionismo X Charles Darwin (Evolução) – Crer é igual a ver?
  79. “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA” – Uma análise das representações sociais que os evangélicos fazem sobre os adeptos da Nova Era.
  80. Freedom From Religion Foundation – pela separação entre a Igreja e o Estado
  81. Anticalvinismo brasileiro: A expansão negativa da Teologia da Prosperidade
  82. O Conflito da Paz: A disputa de Saberes e Poderes no Encontro da Nova Consciencia
  83. DEMONIZAÇÃO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
  84. Manifesto de uma nova consciência (Blog Consciência Eferverscente)
  85. Severn Suzuki – Eco 92. O discurso que calou o mundo (vídeo)
  86. Dois pensamentos que não creem na existência de Deus
  87. Processos de Reciclagem de plásticos – Reciclar é viver!
  88. John Lennon e a Cultura de Paz
  89. Quanto custa salvar a natureza ? (Revista Planeta)
  90. Fundamentalismo Cristão
  91. Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e Dalai Lama
  92. O Cristianismo e a Nova Consciência – Marcelo Barros
  93. As Falácias da Reversão Sexual – HOMOFOBIA
  94. A Biblioteca de Alexandria – Carl Sagan
  95. A EDUCAÇÃO HOLÍSTICA PARA A PAZ – Pierre Weil
  96. Serenões: Consciências Superevoluídas
  97. Revista Almanaque Brasil valoriza o Encontro da Nova Consciência
  98. Homofobia – Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; abominação é. (Levítico 18.22)
  99. Nova Iorque recordou John Lennon juntando centenas de pessoas no Central Park
  100. Polêmica – “Não acreditar em Deus é um atalho para a felicidade”
  101. A Terra em Miniatura (The Miniature Earth)
  102. Frei Beto: A Bíblia e os gays – Líder católico defende PLC 122
  103. Professora Amanda Gurgel silencia secretária da Educação e deputados
  104. Brasil sobe nove posições e ultrapassa EUA em ranking global da paz
  105. Pelo fim dos preconceitos no Brasil – Carlos Ayres Britto
  106. Mentes Brilhantes em busca da Nova Consciência
  107. A importância do Estado Laico na garantia dos direitos fundamentais de minorias
  108. Encontro para a Nova Consciência: A Grande Celebração Brasileira da Diversidade!
  109. Lista dos Ilustres Palestrantes da Paz – Nova Consciência
  110. A verdadeira jihad – E o XV Encontro da Nova Consciência
  111. Salve o bloco da nova conciência – Fogo Intolerante
  112. ENTREVISTA COM NEHEMIAS MARIEN: O PASTOR QUE ACEITA O ESPIRITISMO
  113. Encontro da Nova Consciência